quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

{Resenha} - O Teste




Título: O Teste
Autor(a): Joelle Charbonneau
Trilogia/Série/Duologia: Trilogia O Teste
Editora: Única
Ano: 2014
Número de Páginas: 320
Nota: 5/5
Sinopse: "No dia de formatura de Malencia "Cia" Vale, e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar - e esperar- é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para se tornarem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.
Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?"
*ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS DO LIVRO.

Resenha:

    Passar no Teste era o que todos os jovens das Colônias queriam, afinal, era o único jeito de conseguir ingressar na universidade e ter uma careira brilhante e, claro, com Cia não poderia ser diferente. Só que O Teste não é nada do que eles esperam. Essa é mais uma distopia que, na minha opinião é brilhante, ela nos mostra o quanto um governo pode ser controlador e manipulador quando se trata de um determinado assunto que é de seu interesse. Mesmo depois de toda aquela guerra que destruiu o mundo, eles ainda acham que matar é a resposta certa. Fiquei impressionada em como O Teste mudou os personagens que, claro só lendo para conferir. 

   O livro todo é cheio de conflitos, suspense, você nunca sabe o que vem em seguida. A autora tem uma escrita maravilhosa, e como é escrito em primeira pessoa nos ajuda a entender mais o contexto. Adorei os personagens, Cia é uma menina tão inteligente, forte, e não poderia pedir por uma protagonista melhor. Todos os personagens são importantes para que o livro se torne algo incrível, e como eu disse antes eu fiquei muito surpresa de ler o quanto esse Teste mexeu com cada um.  Eles fizeram coisas que normalmente não fariam, tudo em nome de um futuro melhor, ou assim as Nações Unificadas os vez acreditar. É impressionante ver em como um amigo pode se tornar um inimigo em um piscar de olhos. 

   Como se passa em um cenário pós-guerra dá pra imaginar o quanto o mundo ficou destruído e poucos lugares conseguiram se "salvar", a autora reforça muito isso. O final é algo que eu não esperava, sem brincadeiras, ele me surpreendeu de tal forma que ainda não consegui assimilar tudo. Esse livro mexeu muito comigo, e ainda bem que já tenho os outros volumes rs. Gente, leia esse livro, principalmente se você é fã de Jogos Vorazes, Divergente e Legend, ele me lembrou todos esses livros, mas ao mesmo tempo consegue se diferenciar dos outros. Acredite você não vai querer ser escolhido para O Teste.


Trechos do Livro 
"[...] Cia. Não confie em ninguém"
"Cento e oito candidatos entraram no Centro de Provas na esperança de frequentar a Universidade. Hoje, vinte e oito de nós se sentam na sala de jantar [...]"
"Eu pisco enquanto o pequeno quarto se enche com os sons de uma voz que soa como a minha, e escuto a voz falando palavras em que não quero acreditar." 





Nenhum comentário:

Postar um comentário